Pages - Menu

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Palestra do Eduardo Simon, primeiro dia da 15° semana de comunicação


A 15° Semana de Comunicação da Unisanta aconteceu, entre os dias 23 e 27 de Setembro e contou com a presença de profissionais brilhantes, o que foi essencial para o sucesso da semana.

No primeiro dia, contamos com a presença de Eduardo Simon, sócio e vice-presidente de atendimento da Taterka Comunicações. Logo no início Eduardo impactou a todos com a afirmativa: “A propaganda é como um defunto que está apodrecendo em praça pública”.


A frase causou espanto, mas em um segundo momento ele explicou que a propaganda como conhecíamos não existe mais. A propaganda se adaptou as mudanças de comportamento dos consumidores, que estão utilizando formatos de mídias não tão convencionais e diferentes mídias ao mesmo tempo, o multitasking.  Ou seja, ver televisão estar com o celular e ainda ouvir música simultaneamente.

Tudo isso reforça as mudanças do mercado consumidor e consequentemente nas agencias. Um movimento de integração publicitária onde as próprias agências estão formando grandes grupos de comunicação para trabalharem as multiplataformas “A propaganda deixou de ser a única ferramenta”.

Mais do que simplesmente palestrar, Eduardo nos questionou sobre a forma como vemos e a publicidade “O que o mercado espera de nós?! Precisamos de integração entre as áreas, participação nos negócios do cliente, envolvimento na dinâmica do mercado e nas estratégias de marketing. Como profissionais também devemos ser gestores, para investigar a avaliar as necessidades do cliente”.
 
Eduardo Simon ainda reforçou sobre a necessidade de manter a curiosidade como essência, sendo necessário estar sempre informado e atualizado, envolver-se no processo criativo e até empresarial. O profissional de propaganda é o intermediador das necessidades do cliente como empresa, e o avaliador das necessidades do consumidor para o cliente, gerindo todo o processo publicitário como um negócio propriamente dito. Afinal se “A propaganda é a alma do negócio, o negócio é também a alma da propaganda e acima de tudo a propaganda é um negócio de alma”.



Post feito por Anna Laryssa Almeida

Um comentário: