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sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Quarto dia da Semana de Comunicação: Surpreender a todos e com isso transformar clientes em fãs


Quarto dia da Semana de Comunicação teve a presença do Rodrigo Prior que palestrou sobre Redes Sociais e Gestão de Marcas e da Tatiana Wan que debateu sobre marketing de Experiência e ainda tivemos uma ilustre presença de um publicitário na plateia que eu só vou revelar no fim do texto.

Quem abriu a noite foi o Rodrigo Prior, diretor de Social Intelligence na Social Branding LA e co-fundador  e CEO da rede social brasileira Decora.  Ele começou falando que o facebook é o site mais acessado do Brasil e onde está a maioria dos consumidores de sua marca.

As empresas estão saindo de um ambiente de vendas de produtos, hoje você está oferecendo serviço e conceitos para seus consumidores. O trabalho da companhia nas redes sociais é identificar o publico que consome sua marca e falar com ela. Observar o horário que seu concorrente está postando nas redes para conseguir atingir o seu público na mesma proporção. Com isso gerando likes, shares, viralização e até likes de novos usuários.

Sempre traçar uma estratégia para conseguir atingir seus objetivos e analisar os gráficos para saber se está indo pelo caminho certo, os números te mostrarão isso.
Outro ponto muito interessante abordado por ele, foi o inicio da carreira, se você está começando e ainda não está trabalhando no meio de publicidade, pegar ONGs e começar a fazer trabalhos para a divulgação delas, analisar onde você pode melhorar o trabalho delas.

Agora vão 7 dicas que o Prior fez para você:
1-Atenção dos fãs, eles tem que ser tratados com privilégios;
2-Nunca deixe uma mensagem sem responder. Pode perder uma oportunidade única junto a um de seus clientes/fãs;
3-Antes de falar, escute seus clientes para poder planejar melhor o tipo de conteúdo que você irá apresentar;
4-Ser original e criativo,mas nunca perca a chance de ser útil para todos os fãs da sua marca página;
5-Incentivar discussões saudáveis. O usuário gosta de ser ouvido e contribuir em situações produtivas;
6-Evite comentários de quanto a sua empresa é o Maximo. Não seja como a sua mãe coruja que irrita a todos falando sobre seus filhos;
7-Não se prenda a seu mercado. Saia da caixinha e entenda o real universo dos seus clientes.

Essa foi a palestra do querido Rodrigo que deu dicas para todos os publicitários e além disso, dicas para a vida. Obrigado Rodrigo.

Dando continuidade a noite, que esquentou ainda mais com a presença da Tatiana Wan, gerente de Marketing da Red Bull.

A Tatiana começou dizendo que a Red Bull não vende mais um produto, ela vende uma marca, uma experiência. Que a Red Bull não é só uma bebida, é um estilo de vida.
Quando a marca passa emoção em sua campanha o vinculo com o consumidor se torna mais forte.

Wan também comentou sobre a construção de uma marca, a sua construção tem que ser feita em longo prazo, como o Red Bull e ir se adequando com as transformações dos consumidores, um pequeno exemplo:

Antes, vendia peixe.
Depois, peixe recheado com batata, etc.
Agora, vendem a sensação de comer o peixe.
Tudo isso sempre agregando valores a marca.

Uma coisa que todos os palestrantes falaram até agora e você já deve estar careca de saber, pensar fora da caixa, pensar diferente e surpreender a todos.

A dúvida sempre persistindo, para que sempre possamos evoluir com esse objetivo a Red Bull não sabe onde ela pode chegar, na estratosfera, na lua ou em marte, não paramos de tentar até descobrir.

Sempre impactar a todos, desafiar obstáculos, sempre trabalhar o lado positivo de uma situação mesmo ela às vezes não sendo tão favorável a você. Para realizar os seus eventos a empresa se inspira em ideias que divirtam, inovem, desafiem, superem as expectativas, assuste e brinque com seus sentidos, causando uma sensação onde as pessoas fiquem boquiabertas.

Ao terminar a palestra a Tatiana abriu para as perguntas da plateia, e uma pessoa muito conhecida no meio publicitário resolveu fazer uma pergunta a ela. Essa pessoa é o publicitário Rodrigo da Matta, diretor de criação da agência África, ele comentou que a Itaú, empresa que a África atende, se baseia e inspira no Marketing Experience da Red Bull.

Tatiana ficou surpreendida ao saber disso e ao mesmo tempo lisonjeada, ao final do evento foi distribuído Red Bull a todos.  


                            Post feito por Murilo Felix F. Lima

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