Pages - Menu

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Terceiro dia da Semana de Comunicação: Inovação e prazo andam lado a lado


O terceiro dia da Semana de Comunicação começou com a Palestra do Reinaldo Cirilo que falou sobre redes sociais e novas mídias e logo em seguida teve o Marcos Araújo que mostrou o cenário da produção publicitária no Brasil.

Reinaldo Cirilo, fundador e editor-chefe do portal AmoMarketing, iniciou sua palestra com uma constatação de que o mundo mudou. Com isso ele mostrou vários exemplos dessa mudança.


Tudo que acontece off-line vira on-line e vice-versa porque a internet se tornou social, a maioria das pessoas hoje em dia podem acessá-la facilmente nas redes. Mas nem tudo é uma maravilha com esse BOOM de compartilhamentos e curtis, esse público que antes da internet era atingido por 1.500 mensagens diárias, hoje é atingido por pelo menos 3.000. Porém sua memória seletiva continua a selecionar de 30 a 80, ou seja menos de 10 mensagens podem influenciar o que você está fazendo, então sua mensagem tem que ser mais precisa possível para conseguir atingir seu objetivo.

Estamos na era do TOO MUCH, mas nesse cenário quem está perdendo são as marcas e a publicidade, com o declínio da mídia tradicional isso está ficando cada vez mais nítido e juntado com isso entram os consumidores que estão saturados de receber mensagens e cada vez menos acreditando na propaganda.

Nessa hora que entra o Marketing de Guerrilha, que apareceu pela primeira vez em 1982 com o americano Jay Corad Levinson, seu objetivo é causar mais impacto com a mensagem, pegar o adversário de surpresa, desperdiçar menos dinheiro e fazer com que seu consumidor tenha orgulho de você.

A Coca-Cola é um exemplo disso, ela nos ensina todos os dias.


Esse caminhão da Coca por onde ele passa ele surpreende as pessoas, traz alegria, fazendo que com isso o consumidor sinta orgulho e agregue valor a marca. Você percebeu tudo isso?

Voltando a internet, a voz do consumidor está mais forte, eles estão com mais coragem de botar a boca no trombone e reclamar das marcas, seja por causa do atendimento ou pelo produto e alguns são até ameaças para as empresas.

Inovação é a palavra da vez, as companhias estão tendo que inovar a cada dia para conseguir conquistar novos consumidores e fazer com  que já são se tornem fãs.

Não esqueça dê dar algo para os consumidores sempre falarem de você, porque uma marca que é assunto é mais admirada, uma marca mais admirada tem mais fãs.

Por último, duas coisas que você tem que fazer. Primeira: pensar fora da caixinha. Segunda: não prometer o que não pode cumprir.

Você que achou interessante e quiser se aprofundar mais aqui tem o link dos slides que o  Reinaldo passou na palestra e bom voo.        http://www.slideshare.net/reinaldocirilo/marketing-de-guerrilha-digital-reinaldo-cirilo 

Continuando a noite com um show de produções de vídeos comerciais produzidos pela Sentimental Filmes, foi assim que começou a palestra do Marcos Araújo, CEO da Sentimental Filmes.

Ele começou falando que uma boa produtora tem que ter diferenciais para oferecer em comparação as concorrentes. Preço, qualidade e prazo.

Preço- Um preço que seja compatível aos profissionais  que trabalham na empresa e que seja acessível ao cliente.

Qualidade- Trabalhar sempre com os melhores materiais e profissionais.

Prazo- Sempre cumprir o prazo dado pela agencia.

Quando a produtora recebe o briefing da agência ela tem que desenhar o storyboard para saber como irá ficar, quais partes serão cortadas ou adicionadas. Depois disso começa o processo de planejamento, planejar tudo que será utilizado para fazer o filme, figura, locação e atores.

Por fim montar o filme e mostrar para o cliente.

Uns dos cases que ele mostrou foi o “Vem para rua” da Fiat que recebeu o Prêmio MaxiMídia nas categorias mídia digital e mídia mix.




                                               Post feito por Murilo Felix F. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário