Pages - Menu

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Especial 21º Fest’Up - Produção e Extras



Na palestra sobre produtora de som do auditório laranja, Kito Siqueira, da Satélite Áudio, contou sobre seu estúdio e o que é produzido por lá, mostrou campanhas com trilhas que contaram com sua participação e comentou o case da cerveja Sol Shot, com a identidade sonora “Gelaaada!”. Logo opinou a respeito do uso de trilha branda, prática que considera incorreta por usar trabalhos de outras pessoas sem ter caráter criativo.



No auditório azul José Luiz "Zi" Nammur Filho - produtor musical da MCR Produções – falou sobre as sensações e as emoções que a música desperta nas pessoas. A presença de trilha sonora e efeitos sonoros num comercial fazem toda a diferença. Além de comentar sobre o funcionamento dentro de uma produtora de som. No fim mostrou sucessos como o da Soda Limonada Antártica, Dia do Sofá - Blockbuster e trilhas da Fanta.

E a última palestra, na sala amarela, sobre produtora de som contou com a presença de Luiz Macedo e Thiago Chasseraux, da Jukebox. A dupla falou sobre os tipos de trilhas – pontuada, emocional, grandiosa, moderna, canção e efeitos sonoros (sons de qualquer espécie) – e as sensações que elas causam no receptor da mensagem. Sobre jingles, os profissionais deram as dicas: usar mensagens curtas para fácil compreensão da marca, repetir 10 vezes o que quer dizer é melhor do que falar 10 coisas diferentes e definir o público alvo sem preconceitos de estilos musicais. No final, mostraram na prática como é a produção de um spot escolhendo três alunos da platéia para gravar ao vivo, o que tirou boas gargalhadas de todos.

Já em produtora de vídeo no auditório azul, Carlos Righi mostrou produções realizadas pela Fulano Filmes. Sucessos como NET, Kaiser, Brastemp e Nova Schin foram mostrados e relembrados pelos ali presentes. Também foi discutido sobre a veiculação de filmes "gringos" que, depois de acertar contas com o CONDECINE - Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional -, são só dublados para veiculação nacional.

Extras

Neto, como é conhecido, representou a Agência Bullet na última palestra do auditório azul. Basicamente comentou cases de interatividade, como de diversos aplicativos para o iPhone. Dentre os cases da Bullet, Neto apresentou o da Kibon em que iPods Shuffle poderiam ser encontrados em picolés Fruttare. Também abordou o uso de novas mídias como o twitter e mostrou ações promocionais usadas em campanhas de sucesso.

E no último dia de Fest’Up, Cristiano Dias falou sobre Mídia Social na sala vermelha. Disse que para se trabalhar nessa área é preciso ter espírito de liderança, para comandar grupos de pessoas, e estar disposto a ralar muito. O profissional de mídia social não pode ter preconceitos, deve ter a capacidade de conversar de forma diferente com cada pessoa, já que a internet reúne indivíduos de vários lugares com seus costumes e pensamentos próprios. Quando se está trabalhando para uma marca, o analista de mídia social deve falar diretamente com o consumidor, para isso deve monitorar, participar e gerar conversas sobre o produto. Para finalizar, deixou claro que, além de seguir as dicas acima, a melhor campanha de mídia social continua sendo fazer um bom produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário