Pages - Menu

sexta-feira, 12 de março de 2010

Onde está a sujeira?



A exemplo da legislação que está em vigor em São Paulo desde 2007, Santos também irá aderir à Lei Cidade Limpa. Para quem não sabe, essa lei proíbe todo tipo de publicidade externa. Mas, felizmente, em Santos ela será um pouco menos rigorosa.

O projeto da prefeitura proíbe a instalação de folhetos grudados em postes, estruturas metálicas, painéis que obstruem janelas e portas, empenas, outdoors em frente a residências, entrega de folhetos em locais longe das empresas divulgadoras, pintura de muro e propaganda em bancas de jornais (exceto de produtos comercializados no local). A lei também fiscalizará a instalação de anúncios indicativos e provisórios.


A diferença em relação à lei da cidade de São Paulo é que em Santos ainda serão permitidos os anúncios em ônibus e táxis, talvez porque 50% desses anúncios são institucionais da prefeitura, curioso não é?

E em relação aos outdoors, eles só serão permitidos nas avenidas Mário Covas, no porto, e Martins Fontes, na entrada da cidade.

Apesar de ser mais amena do que na capital, a lei atingirá diretamente a classe publicitária da região, que possui clientes que usam esses tipos de mídia em grande escala como meio de promoção. São compreensíveis os benefícios que a cidade terá com o projeto, mas se adequar a essa lei será uma tarefa nada fácil.

Para você, futuro profissional, a lei trará mais benefícios ou problemas, qual a sua opinião sobre o assunto?

2 comentários:

  1. Não podemos pensar apenas como profissionais, temos que pensar também como cidadãos que convivem diariamente com isso.

    Eu aprovo a lei em 50%, mas desaprovo nos outros 50%. Pq?? ... Bom, se formos analisar, a lei cidade limpa deveria haver um certo limite.. Locais estratégicos por toda a cidade que pudessem ser divulgados "Propaganda" com uma certa moderação sem uma poluição forte.

    Claro, não esconder um Outdoor na Av. Portuaria.. mas sim em locais estratégicos como Av. Francisco Glicério, Alguns locais da Afonso Pena... em pequenos locais que não AGRIDEM VISUALMENTE AS PESSOAS.. Pois se formos analisar, estamos sendo ESTUPRADOS VISUALMENTE... As lojas, não tem mais apenas uma "fachada" com o nome dela que chame a atenção.. ela toma conta DE TODO O QUARTEIRÃO para se destacar mais que as outras, geralmente com luzes fortes e ofuscantes, muitas vzes neon causadores de "Nauseas" (apelei).

    Não dá pra ficarmos chorando muito.. A mídia tradicional está perdendo seu espaço (ou seja, não é só o outdoor devido a isso) a cada dia e os novos meios estão surgindo a todo momento.
    Em São Paulo, criativos (não digo o departamento), se deram bem... pois se sairam muito bem e conseguiram contornar a situação descobrindo outras formas e outros meios de divulgação de uma marca, etc.

    Não adianta chorarmos, a vida sempre foi assim.. descobrindo o novo.. e o Santista vai precisar ser "Esperto" e "Criativo" o suficiente para conseguir contornar essa situação a seu favor. (infelizmente o pensamento do mercado local é triste).

    ResponderExcluir
  2. Em Santos a lei não é tão rígida, mas mesmo assim sou contra, pelo menos em parte. Lógico, retirar é muito mais fácil que regularizar. O erro, é deixar os abusos acontecerem ao longo dos anos, assim fica mais fácil justificar uma lei, e não digo que tenha sido proposital, mas por que ao invés de retirar, e acabar com algo que rende frutos a muitos na região, não fiscalizam esse tipo de mídia?

    A mídia externa não faz mal pra ninguém se bem utilizada, o que estraga são os abusos, como os lambe-lambes que estão em cada obra não terminada da cidade, mas não seria mais fácil fiscalizar esse tipo de excesso à provocar toda essa mudança na forma como as coisas já estão estabelecidas.

    Santos não é São Paulo, apesar de querer ser em muitos aspectos. A comunicação é muito mais limitada por aqui, e tirar a mídia externa não vai ajudar em nada. Com a lei, o discurso publicitário será: "Agora temos que ser criativos, ousar, inovar...", que se nós pararmos pra pensar, os meios já são tão limitados (Tv Tribuna/Tribuna/ At Revista/outros) que esse discurso é uma realidade eterna, e essa lei só vem para reforçá-lo. Qual será o impacto da lei sob a região ninguém pode prever, seria ótimo se a lei fosse vista não apenas pelo impacto para os habitantes, mas também para todo o mercado publicitário.

    Agora façam um post sobre o aumento na tarifa de ônibus em R$2,50? Absurdo! =D

    Amo vocês! S2 hahaha

    ResponderExcluir