Pages - Menu

segunda-feira, 15 de março de 2010

O estágio de tróia



Você começa a faculdade, passa o primeiro ano digerindo inúmeras informações e, na maioria das vezes, não consegue absorver tudo que é passado nesse início como futuro publicitário, o que é naturalmente compreensível. Afinal, você escolheu uma profissão que possui inúmeras áreas de atuação.

Então vem o segundo ano e as escolhas ficam mais claras. Alguns estudantes já conseguem definir que área seguir e, com isso, vem a busca pelo primeiro estágio. O objetivo é basicamente o mesmo: vivenciar na prática, no dia a dia, o que é aplicado na teoria.

Você acabou de montar seu primeiro portfólio e nem acredita quando lê: "Agência Odisseu procura estagiário para direção de arte. Enviar currículo e portfólio para ehumacilada@agenciaodisseu.com.br". É a vaga dos sonhos para quem está começando! Você rapidamente abre o browser e digita "www.agenciaodisseu.com.br" para conhecer um pouco da agência e... Opa! "Página não encontrada"? Bom, você manda o e-mail. Horas depois chega a resposta agendando a entrevista. Você conhece a agência e conversa com um dos donos. A vaga aparentemente parece uma boa. Agora, é só aguardar.

Sim, você foi escolhido! É seu primeiro dia na agência e você está ansioso pra conhecer o diretor de arte com quem vai trabalhar e... Opa! "Não tem diretor de arte? Como assim EU vou ser o diretor de arte?!".

Esse tipo de situação, infelizmente, acontece muito com quem está começando no mercado. São as famosas "eugências" que desconsideram o pilar principal da nossa profissão: a ética. Dando a um estudante as responsabilidades de um profissional. Obviamente, a remuneração será a de estagiário e, na maioria das vezes, sem registro. Mesmo existindo a "Lei do Estágio", nº 11.788/08, vigorada em 2008.

Depois das agências universitárias, as agências regionais são geralmente a primeira porta para o mercado. Claro, alguns já conseguem logo de cara um estágio na "Mecca da publicidade brasileira": São Paulo. Mas não se iluda: existem muitas "eugências" por lá, também. Então, antes de entrar em um estágio, conheça onde você está pisando. Conheça as agências sérias, peça orientação para os professores e vá à luta!

Dica:
Leia o "Manual do Estagiário" e "As mortas da Perestroika" antes de correr atrás de um estágio.

Um comentário:

  1. Muito bom o post! Realmente muita gente acaba caindo nessa cilada, e a responsabilidade se torna muito maior do que você imaginava. Eu, quando consegui meu primeiro estágio, fui procurar sobre o lugar e descobrir como era, o que faziam, qual era o propósito, entre outros. Por isso, sempre tenha conhecimento do lugar que for estagiar! Parabéns!

    ResponderExcluir