Pages - Menu

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Oficina: O Conto Fotográfico - Prof. Durval Moretto Junior



Continuando os posts da Semana Ceciliana, na quarta-feira tivemos a presença do professor, videomaker e fotógrafo Durval Moretto. Ele nos contou um pouco sobre a Etnografia que basicamente se trata de um relato sobre uma história e sobre um fato ocorrido através de poucas imagens. Falou sobre sua origem, seu habitat, seus hábitos, atividades produtivas, religiosidade e a sua cultura.

A proposta é baseada na lei dos terços e os pontos áureos, através da sintaxe visual e perspectiva do conto EtnoFotográfico,. Comentou a harmonia e sensualidade das formas arredondadas, estabilidade, instabilidade e divisão de espaço de uma forma geométrica/ascensão, crescimento das formas triangulares.

Dando essa introdução, o professor sugeriu que fotografássemos alunos, professores, funcionários e da Universidade Santa Cecília. A proposta era a seguinte: mostrar uma ou mais pessoas, identificando sua etnia, cultura e crença, com poucas imagens. Falando nisso, ele comentou sobre a expressão da identidade cultural, métodos que explicavam como as culturas se apresentam aos jovens e a busca da tipologia humana.

Finalizou falando sobre cada cultura, dos seus rituais, que foi exposto por desenhos e fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário